No final da gestação são mais freqüentes as dores lombares, a falta de ar, a ocorrência de varizes, de hemorróidas e de inchaço nas pernas. Retorna novamente a vontade freqüente de urinar, já que o útero começa a comprimir a bexiga.
A dificuldade para dormir pode ser grande e com isso o cansaço pode começar a incomodar. Deve-se sempre deitar de lado e a cabeceira elevada também ajuda na respiração.
O ganho de peso no segundo e terceiro trimestres da gestação não deve exceder 500g/semana. O ganho de peso excessivo piora os sintomas descritos acima, além de dificultar o parto e a recuperação pós-parto!
As contrações de Braxton Hicks (vide mês anterior) começam a ser mais freqüentes e intensas. A regularidade das mesmas é um dos sinais do início do trabalho de parto.
As dúvidas no final da gestação dificultam o bom andamento da gravidez, deixando a gestante insegura e apreensiva. Procure conversar com seu obstetra para que possa ficar mais tranqüila. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas!
Tenha uma dieta leve com bastante líquido. Evite esforço físico e se possível procure ir se afastando da atividade profissional, buscando fazer repouso e não se aborrecer. A licença maternidade pode ser iniciada a partir da 36 semanas de gestação.
Conforme dito no mês anterior, algumas companhias aéreas exigem autorização médica para que a gestante possa viajar, não permitindo embarque após 30 semanas de gestação. De qualquer forma, não é recomendável que a gestante faça viagens longas no final da gestação!
Não deixe que o cansaço, dúvidas e a ansiedade prejudiquem a reta final da sua gestação. Converse com seu bebê. Os movimentos fetais reduzem normalmente no final da gestação, devido à falta de espaço, pois o bebê já está bem grande. Mas embora reduzidos, os movimentos estão presentes e toda vez que seu bebê se mexe é um sinal de que está tudo bem!
Aproveite para guardar todos os momentos da gestação e deixe tudo preparado para o momento que o bebê chegar!
Sem comentários:
Enviar um comentário