quarta-feira

Da 36ª a 40ª semana de gestação...

No início do oitavo mês, em torno de 36 semanas de gestação, o feto mede em torno de 47 cm e pesa cerca de 2.700g.
Na 37ª semana, seu bebê terá cerca de 2.900g e 48cm.
A gestação dura em média 280 dias, 40 semanas, 10 meses lunares ou 9 meses solares e 7 dias, tendo como base o primeiro dia da última menstruação (DUM).
A gestação é considerada como gestação a termo (quando o bebê já está pronto para nascer) quando tem 37 semanas completas e 42 semanas incompletas. Ou seja, a gestação pode passar de 40 semanas!
É importante mais uma vez lembrar que embora um bebê na 38ª semana de gestação comumente pese cerca de 3.050g e meça em torno de 49 cm, há uma variação destas medidas tanto para mais quanto para menos considerada como NORMAL.
Chegamos ao final da gestação! Na 39ª semana seu bebê tem cerca de 3.200g e 50cm. E na 40ª semana ele pesará cerca de 3.460g e medirá em torno de 51cm.

Após passar de 36 semanas de gestação, seu bebê está só aguardando o momento para ele nascer! O início do trabalho de parto mostrará que já chegou a hora e que ele está pronto para nascer!
Acompanhamento da gestação por ultra-sonografia (USG) e exames de avaliação do bem-estar fetal
Conforme dito no último mês, a ultra-sonografia no terceiro trimestre da gestação visa acompanhar o crescimento e desenvolvimentos do bebê, sendo avaliados crescimento fetal, peso fetal, volume de líquido amniótico e investigar a vitalidade (bem-estar) do feto.
Além disso, na reta final da gestação, a ultra-sonografia, a cardiotocografia e a dopplerfluxometria (ou perfil hemodinâmico fetal) constituem exames não invasivos capazes de avaliar de forma indireta o bem-estar do bebê ao avaliar a boa perfusão da placenta e, com isso, o fluxo sangüíneo que chega ao feto.
A cardiotocografia é um método onde são obtidos registros gráficos da freqüência cardíaca do bebê e das contrações do útero. Dessa forma é possível avaliar, segundo o comportamento dos batimentos cardíacos do bebê, se ele está bem dentro do útero. Além disso, pode-se avaliar como estão as contrações uterinas. A cardiotocografia pode ser realizada antes do início do trabalho de parto ou durante o mesmo, tendo sempre o principal objetivo de avaliar o bem-estar fetal.


Sem comentários: