sexta-feira

Da 5ª à 8ª semana de gestação...


No segundo mês de gestação o embrião atingirá 2 cm de comprimento e pesará 0,9g.
A quinta semana de gestação (terceira semana após a fecundação) é um período de rápido desenvolvimento, coincide com a época em que se nota o atraso menstrual e marca o início do segundo mês de gestação.
Na quinta semana de gestação, a partir da chamada linha primitiva, é formado o embrião trilaminar, ou seja, há desenvolvimento de três camadas germinativas que darão origem aos tecidos e órgãos do bebê. Na extremidade cefálica da linha primitiva, observa-se a formação do notocórdio, eixo primitivo do embrião, o qual induzirá a formação da placa neural (início do desenvolvimento do Sistema Nervoso Central – SNC - do bebê).
Ainda na 5ª semana, a cavidade amniótica, cujo início do desenvolvimento se dá uma semana antes, se expande e a membrana amniótica passa a envolver estruturas, como o saco vitelino e o alantóide, originando o cordão umbilical.
A partir da sexta semana de gestação inicia-se o dobramento do embrião, tanto no plano longitudinal quanto no transversal, conferindo uma forma cilíndrica e formando as pregas cefálica e caudal do mesmo.
Entre a 5ª e 10ª semana de gestação, os principais órgãos e sistemas do embrião se formam, a partir das três camadas germinativas descritas acima e à medida que essas estruturas se desenvolvem elas afetam a imagem do embrião, que vai adquirindo figura humana.
Ao final da 10ª semana, o embrião já se encontra praticamente todo formado e tem início, a partir daí, o período fetal.
No período fetal seu bebê irá desenvolver tudo o que foi formado nas primeiras semanas de gestação! É importante sempre lembrar que o período embrionário, em que seu bebê se forma é uma fase crítica para ele, já que a maior parte dos sistemas internos e externos, órgãos e partes do corpo estão se formando, portanto, deve-se ter cuidado com TUDO o que é ingerido. Álcool, drogas e tabaco são extremamente prejudiciais para o desenvolvimento do seu bebê!

Sem comentários: