segunda-feira

“Sapinhos”

A Rita apanhou "sapinhos"
O medicamento para por na boca 4 x ao dia
E o Gretalvite para eu por no meu mamilo porque também ficou afectado

“Sapinhos” é o nome que, geralmente, as pessoas utilizam para denominar uma infecção muito frequente nos recém-nascidos e nos lactentes, cujo termo médico é monilíase oral. É causada por um fungo, a Candida Albicans, e afecta, aproximadamente, trinta por cento das crianças durante as primeiras semanas de vida. Pode ser contraída ao nascer, durante a passagem através do canal de parto, devido ao contacto com a mucosa vaginal da mãe, ou então, pode ser contraída depois do nascimento, por contacto com objectos infectados.

Como se contrai?
As infecções nos recém-nascidos são muito frequentes, pois o seu sistema imunitário, ou seja, todo o conjunto de elementos que intervêm na defesa do organismo contra as infecções, é, todavia, imaturo. A Candida Albicans , é um fungo que é muito comum no ambiente, e por isso, é mais fácil estar em contacto com ele.

Muito frequentemente, a fonte de infecção reside nas tetinas dos biberões da criança que não foram lavadas convenientemente, ou então que foram manipuladas sem ter existido o cuidado de lavar as mãos.

Mas não se pode apontar os pais como a única razão ou veículo de infecção. Em famílias onde se pratica uma escrupulosa higiene, as infecções podem aparecer, em qualquer momento. Na realidade, nos últimos tempos, o abuso dos antibióticos está favorecendo um incremento dos casos de “sapinhos”.

Como se detecta?
Os “sapinhos”, reconhecem-se facilmente, porque no interior das bochechas, no palato e na língua, aparecem umas pequenas placas esbranquiçadas de aspecto leitoso. Os pais nem sempre reparam, imediatamente, e muitas vezes, confundem-nas com restos de leite. Em caso de dúvida, não é difícil saber do que se trata, na realidade: para tal, basta esfregar, delicadamente, a zona afectada com uma simples colher ou espátula. Os resíduos de leite, despegar-se-ão com facilidade e sem deixar marca, enquanto que as placas que formam os sapinhos, estão de tal maneira aderentes que não saem facilmente e, caso saiam, a mucosa que ficou limpa correspondente ao local onde estavam, fica avermelhada, inflamada e, inclusive, pode sangra.

Às vezes o primeiro sintoma de “sapinhos”, é a falta de apetite que o bebé apresenta durante o aleitamento, especialmente durante a sucção. É natural, pois pode ser doloroso para ele, provocar-lhe incómodo e desta maneira, evita a sucção durante o aleitamento.

No entanto, por vezes, pode surgir um falso sinal de alarme que é dado por uma certa coloração esbranquiçada nas gengivas, especialmente na zona dos molares. Nesta zona, a cor da mucosa é mais pálida que no resto da boca e pode ser tomada por “sapinhos”. Em outros casos, pode notar-se no bordo das gengivas a presença de pequenos quistos brancos que também poderão ser confundidos com “sapinhos”. O pediatra encarregar-se-á de tranquilizar os pais, pois tratam-se de quistos normais que desaparecerão no decurso dos primeiros meses.

Como se previne?

Para evitar esta inócua, ainda que, incomodativa infecção, basta praticar umas simples medidas de prevenção, que consistem em limpar , delicadamente, a boca do bebé com uma gaze esterilizada embebida em soro fisiológico, para retirar todos os resíduos de leite, de cada vez que acabar uma toma. Os restos, favorecem a aderência e o crescimento do fungo e, ao retirá-los, evitar-se-á, por tanto, um ambiente favorável ao seu crescimento e à existência do fungo.

Como se cura?
Caso exista uma verdadeira infecção, o pediatra prescreverá o tratamento adequado, para curar a zona afectada. Convém realizá-lo depois de cada toma, para que o fármaco esteja em contacto com a lesão, o máximo de tempo possível. Se for realizado antes da toma, não fará efeito pois será deglutido com o leite, com uma consequente redução da eficácia terapêutica. Com os tratamentos adequados, no prazo de alguns dias, a mucosa da boca voltará a ser completamente normal e não sofrerá nenhum tipo de consequência

Sem comentários: