quarta-feira

Acompanhamento da gestação por ultra-sonografia (USG)
A ultra-sonografia no terceiro trimestre da gestação é indicada para avaliação de crescimento fetal, peso fetal, volume de líquido amniótico e investigar a vitalidade (bem-estar) do feto. Lembre-se que é o primeiro ultra-som, o que é realizado nos primeiros meses da gestação, que deve ser usado, juntamente com a data da última menstruação, para calcular a data do parto. As demais ultra-sonografias visam acompanhar o crescimento e desenvolvimentos do bebê!
As solicitações de ultra-sonografia e dopplerfluxometria nesta fase de gestação ficam a critério médico , dependendo de gestação para gestação .
Modificações no organismo materno e Cuidados a serem tomados
O ganho de peso pela mãe no final da gestação é maior. Assim, nos três primeiros meses da gravidez, o ganho máximo de peso deve ser de 2,5 kg (máximo de 200g por semana). No segundo e terceiro trimestres, o ganho máximo de peso deve ser de 500g/semana.
Nem todo peso ganho na gestação é perdido no parto, normalmente o que se ganha acima de 12 kg é incorporado ao peso da mulher após o parto! O ganho excessivo de peso prejudica a gestante durante a gestação, piorando as dores musculares e a sensação de cansaço, além de dificultar o parto e a recuperação pós-parto!
A partir do terceiro trimestre começam a estar presentes as contrações chamadas de Braxton Hicks. Elas são mais incômodas que dolorosas, de intensidade leve e curta duração, irregulares, sendo mais freqüentes em dias de atividade física mais intensa, cansaço, estresse físico e emocional. As contrações de Braxton Hicks são como um “exercício” que o útero começa a fazer para se preparar para o trabalho de parto que está se aproximando. Próximo ao parto, as contrações começam a ser mais freqüentes e intensas; e a regularidade das mesmas é um dos sinais do trabalho de parto que se inicia.
É comum a gestante se sentir mais cansada no final da gestação. Referindo, por vezes, falta de ar. A compressão do músculo respiratório (diafragma) pelo útero que cresceu é a responsável por esta queixa. Para mais informações sobre as modificações do organismo materno e queixas comuns durante a gravidez, leia a seção de “Orientações para gestantes” do nosso site!
Ao se aproximar do final da gestação, a gestante deve procurar ficar mais tranqüila, não fazer caminhadas longas, aproveitar os momentos que tiver para descansar e seguir (sempre!) as orientações do seu obstetra!
A ingestão de dieta leve, rica em frutas , vegetais , cereais e alimentos de origem animal, com bastante líquido ajudam a gestante a se sentir bem disposta. Os líquidos ajudam, ainda, na digestão , na melhora da “ prisão de ventre ” e na hidratação da pele.
As orientações em relação à alimentação , viagens , atividade física , trabalho , sexualidade e cuidados odontológicos podem ser encontradas nos meses anteriores e demais seções para gestantes do nosso site!
Sobre as viagens aéreas, algumas companhias exigem autorização médica para que a gestante possa viajar, não permitindo embarque após 30 semanas de gestação !

Sem comentários: