terça-feira

Da 19ª a 22ª semana de gestação...


Estamos no 5º mês de gestação, no segundo trimestre da gestação!
No início do quinto mês, com 19 semanas, o feto mede em torno de 19 cm e pesa cerca de 200 g.
Com 20 semanas seu cérebro pesa cerca de 90g. Aparecem os primeiros fios de cabelo. Inicia-se a formação do "vernix caseoso" que é uma camada de gordura que reveste externamente o feto, tendo a função de proteger sua pele num ambiente aquático. Nesta fase o feto já pesa cerca de 300g.
A segunda etapa do desenvolvimento do sistema respiratório fetal (iniciada na 16ª semana e estendendo-se até a 24ª semana de gestação) se processa nesta fase. Ao final desta etapa as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas, embora imaturas, já estão formadas.
A urina fetal é a principal constituinte do líquido amniótico a partir de segundo trimestre de gestação. Os rins fetais normais, em feto bem nutrido através da placenta, mantêm o líquido amniótico dentro da normalidade. A deglutição fetal é a principal via de absorção de líquido amniótico, sedo a mesma observada desde 15-16 semanas de gestação. O líquido amniótico é indispensável para o bem estar do bebê e para o desenvolvimento pulmonar fetal durante a gestação.
Com 21 semanas inicia-se a maturação do sistema auditivo. O futuro bebê consegue ouvir e reconhecer a voz materna. Pode até se interessar por alguns estilos musicais.
O desenvolvimento do sistema cardiovascular (circulatório), sistema nervoso central (SNC), do sistema hematológico e do sistema gastrointestinal do seu bebê ocorrem conforme discutido em meses anteriores.

Sem comentários: