quarta-feira

Da 14ª à 18ª semana de gestação...


A partir do quarto mês de gestação, inicia-se o segundo trimestre da gestação.
No início do quarto mês, com 14 SEMANAS, o feto mede 8 a 9 cm e pesa cerca de 28 g.
Com 15 SEMANAS o feto apresenta todos os movimentos presentes em fetos com 9 meses e mede em torno de 10 cm. Ao final da 16ª SEMANA, seu bebê medirá por volta de 10 a 11cm e pesará em torno de 55g.
Com 18 SEMANAS seu bebê medirá em torno de 12cm e pesará cerca de 65g.
A continuidade da primeira etapa de desenvolvimento do sistema respiratório fetal (iniciada na 5ª semana e estendendo-se até a 16ª semana de gestação) se processa nesta fase.
O desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC) do seu bebê continua seu amadurecimento, iniciado no período embrionário. Este sistema continuará evoluindo até a vida adulta do seu filho!
O sistema hematológico do bebê iniciado no período embrionário, por volta de 16 semanas de gestação segue em outro rumo. A medula óssea fetal se torna a principal estrutura responsável pela formação do sangue fetal.
Da mesma forma, o sistema gastrointestinal terá função bem desenvolvida por volta de 16 semanas de gestação.
A urina fetal é o principal constituinte do líquido amniótico a partir de segundo trimestre de gestação. Os rins fetais normais, em feto bem nutrido através da placenta, mantém o líquido amniótico dentro da normalidade (volume satisfatório). O líquido amniótico é indispensável para o bem estar fetal e para o desenvolvimento pulmonar fetal durante a gestação.
Nesta fase da gestação, seu bebê já desempenha suas funções vitais básicas: engole, urina, tem função intestinal, movimenta olhos, suga, se movimenta ativamente e treina os movimentos respiratórios para o trabalho que seus pulmões vão ter após seu nascimento

Sem comentários: