quarta-feira

Da 9ª à 13ª semana de gestação...


No início do terceiro mês, o EMBRIÃO medirá em trono de 3,0 cm e pesará em torno de 10 g.
Com 12 semanas, o FETO mede cerca de 7 cm e pesa 14 g.
Ao final da 10ª semana de gestação, o embrião já se encontra praticamente todo formado (coração, pulmões, rins, fígado e intestinos) e tem-se o início do período fetal. Durante o período fetal, haverá basicamente a maturação e crescimento dos órgãos e sistemas do bebê que foram formados no período embrionário.
O sistema cardiovascular fetal é o primeiro a se desenvolver no seu bebê, tornando-se funcional ainda no período embrionário. O coração do bebê termina seu desenvolvimento em torno da 9ª semana de gestação.
É nesta fase da gestação, que há a continuidade da primeira etapa de desenvolvimento do sistema respiratório fetal (iniciada na 5ª semana e estendendo-se até a 16ª semana de gestação.
O desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC) do seu bebê continua seu desenvolvimento, que fora iniciado no período embrionário. Este sistema continuará se aprimorando até a vida adulta do seu filho!
O sistema urinário fetal inicia seu desenvolvimento no período embrionário. Por volta da 9ª semana de gestação os rins tomam seu posicionamento habitual, no abdome fetal. Inicia-se a produção de urina pelos rins fetais em torno de 9-11 semanas de gestação.A urina fetal é o principal contituinte do líquido amniótico a partir de segundo trimestre de gestação.
O sistema genital se desenvolve juntamente com o sistema urinário fetal. As características peculiares de cada sexo genético são adquiridas a partir de 12 semanas. Mas ainda não é possível identificar o sexo do bebê ao ultra-som com certeza absoluta. Os sistemas endócrino e imunológico estão iniciando seus desenvolvimentos nesta fase.
A partir de 12 SEMANAS, o feto já apresenta movimentos espontâneos, embora a mãe ainda não os perceba! Crescem os olhos e as orelhas. Começa a formação dos principais ossos do corpo. Os dedos dos pés e das mãos já estão diferenciados e as suas unhas surgem.
O sistema hematológico do bebê começa a se desenvolver já no período embrionário e, por volta de 16 semanas de gestação, a medula óssea fetal se torna a principal estrutura responsável pela formação do sangue fetal.
Da mesma forma, o sistema gastrointestinal terá função bem desenvolvida por volta de 16 semanas de gestação.

Sem comentários: