sexta-feira

O bebé tem 7 meses, Quarta semana

À medida que os músculos do bebé se vão fortalecendo, ele está pronto para passar da posição sentada para a posição de gatas.
Poderá até começar por um exercício de “pré-gatinhar”, balançando o corpo para trás e para a frente sobre as mãos e os joelhos, com o tronco paralelo ao chão. Ficará encantada com esta proeza admirável — o bebé começará a gatinhar muito em breve. Alguns bebés começam a fazê-lo muito rapidamente, enquanto outros continuarão a arrastar-se e a balançar o corpo sem sair do mesmo sítio durante semanas antes de conseguirem deslocar-se de facto. A maior parte dos bebés começa a gatinhar entre os 7 e os 10 meses.
Alguns nunca chegam a gatinhar de todo e esperam a hora em que se sentem prontos para andar!
Pode incentivar o bebé a adoptar a posição de pré-gatinhar, colocando brinquedos ou outros objectos à sua frente quando está sentado no chão, ou sentar-se a uma curta distância à sua frente e chamá-lo. Mantenha uma expressão divertida e alegre (não se trata de uma corrida!) e pare o jogo se o bebé mostrar sinais de frustração por não se conseguir deslocar.
É mesmo verdade! Quando o bebé tiver de 6 a 8 meses, a sua visão terá alcançado níveis de nitidez e de percepção da profundidade semelhantes aos dos adultos.
Actividade da Semana Utilize uma fralda suspensa para uma óptima sessão de aprendizagem sobre a permanência dos objectos.
Recomendamos que veja também:
Quando saberei se o meu bebé é destro ou esquerdino?
Criar uma criança feliz
O seu bebé está feliz?
Choro do bebé
Já tentou de tudo, e agora?
Como manter o desempenho no trabalho sem dormir o suficiente
Alimentar o bebé fora de casa

sexta-feira

O bebé tem 7 meses, Terceira semana

O bebé começa a perceber cada vez mais como funciona o mundo em que vive.
O bebé começa a perceber cada vez mais como funciona o mundo em que vive. Alguns dos conceitos poderão parecer-lhe básicos, mas para um bebé são autênticas revelações. Um exemplo desses conceitos é a “permanência dos objectos”, isto é, compreender que um objecto continua a existir, mesmo que tenha desaparecido do campo de visão.
É por este motivo que o jogo do “cu-cu” é um dos jogos preferidos dos bebés. Antes, o bebé podia ficar perturbado quando a mãe desaparecia (mesmo que se limitasse a esconder o rosto atrás das mãos): não percebia para onde tinha ido. Agora sabe que, quando tapa o rosto, continua presente – e fica encantado por descobrir que não está enganado quando a mãe afasta as mãos e diz carinhosamente "Buu!"
Pode experimentar uma variante deste jogo que consiste em tapar um brinquedo com uma manta ou segurá-lo atrás das costas durante alguns segundos. De modo semelhante, se o bebé deixar cair um brinquedo ou a chupeta para fora da cama de grades, poderá procurá-la por cima das grades, enquanto antes começava a chorar porque o objecto havia “desaparecido”. Esta etapa representa mais um passo emocionante que o afasta do total desamparo de bebé pequeno e o projecta para a auto-confiança de um bebé mais crescido.
É mesmo verdade! Até o bebé ter um ano de idade, não deve beber leite de vaca. Um dos principais motivos é o seu elevado teor de sódio que é prejudicial para os rins.
Actividade da Semana Assim que o seu bebé se começar a deslocar, torne o gatinhar num jogo divertido

Os cremes que a Rita usou no Verão

O bebé tem 7 meses, Segunda semana

O bebé aprende a reconhecer emoções e estados de espírito, e descobre novas formas de demonstrar como se sente emocionalmente.
O bebé aprende a reconhecer emoções e estados de espírito, e descobre novas formas de demonstrar como se sente emocionalmente. Um exemplo maravilhoso: poderá começar a dar-lhe beijinhos. Ao princípio, poderão parecer-lhe babosos e pegajosos, mas saberão tão bem! Quando o bebé estiver aborrecido, poderá emitir sons frenéticos ou guinchar para obter a sua atenção.
Poderá também estar preparado para tentar beber com um copo. Por isso, se ainda não tiver experimentado, esta pode ser a altura certa. (Considere isto como uma antecipação da altura de desabituar o bebé do biberão: os especialistas afirmam que é aconselhável desabituar o bebé do biberão por volta do primeiro aniversário, a fim de prevenir a dependência excessiva e evitar problemas dentários, para além de que a familiarização antecipada com o copo pode facilitar a transição.)
Um copo evolutivo com duas pegas facilita muito a aprendizagem do uso do copo, dado que o bebé pode segurá-lo com ambas as mãos. É de esperar alguma confusão ou mesmo resistência ao princípio mas, com persistência e prática, deverá habituar-se rapidamente.
É mesmo verdade! Antes de começarem a andar, alguns bebés não chegam a gatinhar — em vez disso, preferem arrastar-se sobre o rabinho, rolar ou deslizar sobre a barriga.
Actividade da Semana Torne as refeições mais interessantes com uma série de utensílios insólitos

segunda-feira

O colar que eu fiz para a Rita (ficou toda contente)

A Rita andava sempre a tentar por os meus colares na boca, e como tinha peças pequenas eu não deixava, assim fiz este colar que tem as peças grandes e com 3 fios.
Ficou super colorido

As peças para fazer o colar

A Rita na aranha

sexta-feira

O bebé tem 7 meses, Primeira semana

Depois de o bebé se tornar mestre na arte de segurar objectos, surge outra fase empolgante (embora subtil): passá-los de uma mão para a outra.
Depois de o bebé se tornar mestre na arte de segurar objectos, surge outra fase empolgante (embora subtil): passá-los de uma mão para a outra. Por ora, o bebé utiliza ambas as mãos de igual modo, tanto que não conseguirá distinguir se é esquerdino ou destro. Efectivamente, a destreza manual só se torna evidente muito mais tarde. (Poderá tornar-se perceptível a preferência por uma das duas mãos por volta dos 9 meses mas, mesmo nessa altura, os bebés têm tendência para o ambidestrismo – isto é, para o uso de ambas as mãos com igual destreza — sendo que esta situação pode durar até entrarem na escola.)
Ofereça ao bebé brinquedos com texturas e sons diferentes, bem como outros objectos interessantes (mas seguros) com os quais possa brincar e que possa explorar. Os brinquedos mais apreciados incluem brinquedos de borracha para apertar, brinquedos que baloiçam e se voltam a pôr de pé, brinquedos com luzes ou música e bolas macias em tecido ou borracha. De vez em quando, alterne os brinquedos disponíveis para manter o interesse do bebé.
É mesmo verdade! Em todas as culturas — das ocidentais, às latino-americanas ou africanas – os bebés demonstram cada vez mais a chamada ansiedade da separação entre os 6 e os 15 meses de idade.
Actividade da Semana Use imagens na hora de contar a história, como figuras em feltro que representam a acção

terça-feira