quarta-feira

Estou grávida de 40 semanas – o bebé deve nascer esta semana!


O crânio do bebé é maleável para conseguir passar pelo canal de parto.

É difícil estimar o tamanho do bebé mas, em média, um recém-nascido pesa um pouco mais de 3 quilos e tem cerca de 50 centímetros de comprimento.

A parte maior do corpo do bebé é a cabeça, mas o crânio ainda maleável dar-lhe-á a flexibilidade necessária para passar pelo canal de parto.

O bebé continua a crescer a cada dia que passa; as unhas e o cabelo também ficam mais compridos. Muitos pais ficam surpreendidos quando vêem que o recém-nascido tem unhas compridas e afiadas logo de início. Corte-as logo que possível (peça a ajuda de uma enfermeira) para evitar que o bebé arranhe a cara.

É mesmo verdade:

É 14% mais provável dar à luz numa Terça-feira do que em qualquer outro dia da semana — e o menos provável é dar à luz ao fim-de-semana.

Recomendamos que veja também:

Como evitar enlouquecer
Sente-se e descontraia
Indução do parto
Alongue-se até à descontracção

terça-feira

A caminho



Um Bom Ano 2009 para todas .

Indução do parto


Quais as probabilidades de ter que induzir o parto e o que deve esperar deste procedimento.

P1. O que significa induzir o parto?

Se, juntamente com o seu médico, tiver decidido que não é boa ideia esperar mais tempo para que o trabalho de parto se inicie por si só, o médico pode usar algumas técnicas para induzir o parto, incluindo a administração de uma substância chamada oxitocina (ou pitocina). A oxitocina, administrada por via intravenosa, provoca as contracções que dilatam atempadamente o colo do útero e ajudam o bebé a descer. Outra técnica para provocar o parto é a ruptura das membranas, ou seja, separar manualmente o saco amniótico da parte inferior do útero, libertando assim as hormonas prostaglandinas que ajudam a acelerar as contracções.

Dado que, a partir de cerca das 42 semanas, a placenta já não é tão eficaz no fornecimento de nutrientes, e que aumenta também a probabilidade de outras complicações quando passa a data de termo, se o parto não começar por si só, a maioria dos médicos efectua a indução duas semanas após o termo.

P2. Quais os riscos associados à indução do parto?

A oxitocina – a substância mais utilizada para estimular as contracções — acarreta algum risco de hiper-estimulação do útero se a dose for demasiado elevada. No entanto, o principal risco é que a indução não funcione e que venha a necessitar de uma cesariana. O processo de amadurecimento do colo do útero e, em seguida, de indução do parto pode demorar bastante tempo. Se, passadas 24 a 48 horas, ainda não tiver entrado em trabalho de parto, o médico poderá considerar a possibilidade de ter sido uma tentativa falhada e opta por um parto por cesariana. Este processo pode ser psicologicamente penoso para si e para o seu companheiro. Uma cesariana após uma indução falhada tem sido igualmente associada a taxas mais elevadas de complicações, em especial de infecção e internamentos hospitalares mais prolongados.

Devido a estes riscos, terá de estar sujeita a uma monitorização electrónica permanente durante o parto induzido, de modo a poder avaliar a frequência e a duração das contracções, bem como o batimento cardíaco do bebé. Na maioria dos casos, terá de permanecer deitada de lado ou sentada durante a monitorização, mas alguns hospitais oferecem a possibilidade de telemetria, que lhe permite caminhar durante o processo.

P3. Existem formas naturais de provocar o parto?

Se passar a data de termo e quiser tentar provocar o parto sem oxitocina, existem métodos naturais, com diversas taxas de sucesso. A estimulação dos mamilos é um dos indutores naturais de parto mais comprovados, mas não o tente sem a aprovação do médico, dado que pode despoletar contracções muito fortes que provocam stress no bebé. Outros métodos naturais de acelerar as contracções são menos fiáveis, mas não custa tentar (naturalmente, é sempre melhor falar primeiro com o médico). Comer alimentos condimentados ou ananás, ter relações sexuais, caminhar muito, acupunctura e aromaterapia – todos são conhecidos indutores do parto...

Recomendamos que veja também:

Está grávida de 40 semanas – o bebé deve nascer esta semana!
Como evitar enlouquecer
Sente-se e descontraia
Alongue-se até à descontracção

Vamos lá ver se é amanhã o grande dia ... amanhã é o dia previsto para o nascimento da Rita .

Pelas 10h lá vamos nós novamente para a maternidade, ainda só me saiu o Rolhão mucoso de resto mais nada nem dores nem nada.
Já vi que a Rita está a gostar de estar no seu T0 e não quer sair , amanhã terá outra ordem de despejo ( eh eh ) vamos lá ver o que acontece .
Espero que amanhã corra tudo bem comigo e com a Ritinha .
O pai vai assistir ao parto , vamos ver se ele se vai aguentar



domingo

Ainda não foi desta ...



Pois é! Ontem lá fui eu toda contente para a maternidade mais do que preparada e mentalizada, quando chego ao pé da Médica e... ela diz … a Carla está constipada! Não dá para levar a epidural e sendo o parto todo induzido vai ser muito difícil para a Carla, eu aconselho a esperarmos até a gripe passar .Entretanto estive ligada ao CTG e estava tudo bem com a Rita e a Médica fez o toque que doeu que se fartou até subi na cama. E depois viemos então para casa para curar a gripe, hoje de manhã dia 28/12 saiu-me o Rolhão Mucoso, vamos lá ver agora o que vai acontecer, eu só sei que nós estamos desejosos de ver a Rita, mas ela parece estar mais que bem no seu T0 e não quer sair. Quando houver mais novidades eu passo por cá.

Beijinhos e obrigada a todas pelos comentários e mails que me têm deixado, são todas umas queridas.

O PARTO


SINAIS DE PARTO
São três os sinais indicadores de que o trabalho de parto se irá iniciar:

  • Perda do rolhão mucoso;
  • Contracções uterinas dolorosas e rítmicas;
  • Rotura das membranas (bolsa de água).

Perda do rolhão mucoso:
Protege o colo de útero evitando infecções no bebé. O rolhão mucoso é parecido com um corrimento gelatinoso, rosado escuro ou raiado de sangue vivo. Só é libertado quando o colo de útero começa a dilatar, indicando que o tempo de gravidez está a terminar.

Contracções uterinas dolorosas e rítmicas:
No início são dores semelhantes às provocadas pela menstruação que posteriormente vão aumentando de intensidade e duração. O abdómen na contracção fica duro e quando esta passa volta ao normal.

Ruptura de membranas:
O saco cheio de líquidos onde o bebé se encontra protegido durante a gravidez rompe-se. Pode sair numa golfada ou pouco a pouco, conforme o tamanho da ruptura. De qualquer modo é uma situação para recorrer à urgência num prazo máximo de 1.30 h.


FASES DO PARTO
1 - Dilatação Cervival
Esta etapa costuma ser a mais longa e pode durar aproxidamente de 8h a 20 horas se for a primeira gravidez, ou de 5 a 14 horas, se já tiver tido outros filhos. O período inicial ou período lactente começa com o início das contracções regulares e o colo está aproximadamente com 3 centímetros. As contracções duram cerca de 30 segundos e podem acontecer a cada 10 a 20 minutos desde que acaba até o início da próxima, e o útero relaxa entre cada contracção.




O trabalho de parto activo começa quando o colo já está dilatado 3cm e termina quando a dilatação atinge os 10 cm. O colo está amolecido por completo ou quase por completo. As contracções são mais fortes e podem durar mais tempo (30 a 60 segundos) e acontecem aproximadamente a cada três minutos.

A bolsa de água pode-se romper a qualquer momento durante o trabalho de parto. A água sairá como um jacto, ou também poderá sair em pequenas quantidades através da vagina. Exames vaginais também podem ser feitos durante o parto para determinar se o colo diminuiu de comprimento ou dilatou. Em qualquer momento durante o trabalho de parto é provável que sinta frio ou calor extremos, irritabilidade, tremores no braço, vómitos e diarreia.

Ao terminar o período activo do trabalho de parto, existe um outro conhecido como período de transição, em que o colo dilata dos 7-8 cm para os 10 cm. É possível que você se sinta quase fora de controlo, como se estivesse numa nuvem de sensações intensas. Agora é ainda mais importante relaxar. Ficar tensa e lutar com cada contracção só atrasará o parto e adeixá-la-à bastante cansada. Entretanto pode ser que sinta um impulso para fazer força de forma incontrolável. Se sentir esse impulso avise o médico ou enfermeira.


Quando a cabeça do bebé começa a sair, o seu médico ou enfermeiro poderá pedir-lhe para parar de fazer força, nesse momento. Poderá ser necessário aspirar o excesso de líquido amniótico nas narinas e boca do bebé. Este é um momento muito excitante e intenso. Já sabe que o seu bebé está quase a nascer e sentirá vontade de fazer mais força para que o parto termine o mais rápido possível. Espere até que seja orientada sobre o melhor momento para fazer força e assim ajuda o seu útero no trabalho final. Muitos bebés começam a chorar sozinhos, logo que complete a saída total do seu corpo e nesse momento poderá vê-lo e segurá-lo.

3 - Dequitadura
A última etapa começa depois do parto e finaliza com a expulsão da placenta (Dequitadura) o que normalmente acontece dentro de 5 a 30 minutos. Continuará a ter contracções durante esta etapa e podem pedir-lhe que faça força para facilitar a expulsão. O médico ou a enfermeira examinará a placenta para garantir que foi expulsa completamente. Depois da expulsão da placenta a episiotomia será suturada (cosida).

quarta-feira

Hoje a minha " Barriguinha " faz 39 semanas


39 semanas – já só faltam 7 dias!


O bebé está pronto para ver o mundo!


Continua a acumular gordura para ajudar a controlar a temperatura corporal após o nascimento, mas o provável é que já meça mais de 50 centímetros e pese um pouco mais de 3,100 kg. (Os rapazes recém-nascidos são geralmente um pouco mais pesados do que as raparigas.) Os órgãos do bebé estão totalmente desenvolvidos e na posição correcta, e as camadas exteriores de pele vão descamando à medida que se forma pele nova por baixo.

O bebé deve manter-se tão activo como sempre até ao momento do parto.Uma redução de actividade pode ser sinal de problema, por isso contacte o seu médico se sentir um abrandamento dos movimentos.

É mesmo verdade:

As datas de termo são mais uma orientação, e não tanto um alvo específico a atingir. Apenas um em cada 20 bebés nasce na data de termo.

Recomendamos que veja também:

Sinais de parto e ainda como lidar com a ansiedade antes do parto
Compre um soutien de amamentação
Snacks nocturnos que ajudam a dormir
Alterações do seu corpo depois de dar à luz

terça-feira



Pois é ! A Rita chega no sábado , já está tudo marcado e no Sábado serei MÃE pela 2ª vez , iupiiiiiiiiiiiiiii.

Depois venho cá dar noticias e contar como tudo aconteceu .

Beijinhos e boa sorte para mim e para Rita



A Ritinha ja esta quase , quase a chegar

terça-feira

Grávida de 38 semanas – já só faltam 14 dias!



Mãozinhas que estão prontas para agarrar os seus dedos.

O bebé engordou imenso. Pesa agora provavelmente entre 2,7 e 3,4 kg e mede entre 48 e 51 centímetros. Já agarra firmemente, sensação que a mãe não tardará a sentir quando a mãozinha se agarrar finalmente ao seu dedo mindinho! Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e nas respectivas posições, mas os pulmões e o cérebro – embora suficientemente desenvolvidos para funcionarem correctamente – continuarão a amadurecer, e continuarão durante a infância.

Tenta imaginar a cor dos olhos do bebé? É possível que não consiga distinguir logo. Se nascer com olhos castanhos, o mais provável é que assim se mantenham. Se à nascença os olhos forem cinzentos ou azuis escuros, poderão manter-se cinzentos ou azuis ou então passar a verdes, castanhos claros ou castanhos escuros quando tiver cerca de 9 meses de idade. Isto acontece porque a íris da criança (a parte colorida do olho) pode adquirir mais pigmento nos meses após o nascimento, mas não fica mais clara nem mais azul. (Os olhos verdes, castanhos claros e castanhos escuros possuem mais pigmento do que os olhos cinzentos ou azuis.)

É mesmo verdade:

Para quem dá à luz pela primeira vez, o trabalho de parto e a expulsão pode demorar cerca de 15 horas, embora varie muito de mulher para mulher.

Vejam também:

O jogo da espera e porque rebentam as águas
Comece a fazer leituras sobre os cuidados do bebé
Preparar-se para amamentar
As melhores formas de o Pai ajudar no parto

segunda-feira

Algumas das fotos da sessão fotográfica feita em casa tiradas pela nossa fotógrafa profissional 1ª Sementinha.



Com 37 Semanas e 5 dias

Foto da Rita não dá para ver muito bem pois ela tem o cordão umbilical mesmo em frente à cara mas dá para a imaginarmos … claro o Pai diz que a Rita é parecida com ele (Coisas de Pai babado).

Esta tudo bem com a Rita ja esta com 3855 g ( o que vai ser de mim eheh )



Hoje vou fazer uma ecografia para ver se esta tudo bem e se a Rita pode nascer dia 17 de Dezembro proxima Quarta -feira